20.12.06

UbuWeb é um grande arquivo independente dedicado a armazenar e divulgar todo tipo de conteúdo de artes de vanguarda. Muito dele é publicado sem permissão: lp's são ripados e transformados em mp3's, os livros scanneados, artigos publicados. Há trabalhos de centenas de artistas, muitos e muitos gigabytes de música, texto, vídeos, livros. Mas o site continua ganhando prêmios. E parceiros.

A indicação veio do Tiago de novo, e é indicação dele também - indicação com propriedade : ) - os vídeos do Pippiloti Risti. Ainda não tive tempo de ver muita coisa, mas a minha é o Experimental Image World, do Terayama Shuji.

Veja aqui:
Ubu Web
Pipilotti Risti no Ubu Web
Terayama Shuji no Ubu Web

Duas lojas legais da Alemanha, mas com sites muito mais legais ainda:

1. Potipoti
A proposta das roupas não é nova: usar ilustrações exclusivas em peças simples. Mas dê uma olhada nos catálogos, são fofos!

2. Stokx
Aqui são as fotos que mandam. Quer facilitar a vida? Clique direto em "in action"

Veja aqui:
Potipoti
Stokx

Jennifer Sharpe ganhou de um amigo um pacote de fotos que ele havia encontrado num beco. Mais de 5 caixas de fotos e nenhuma idéia de quem poderia tê-las jogado fora. Pesquisando aqui e acolá, descobriu que o autor era um tal de James J. Kriegsmann e que, devidamente googlado, foi identificado como um dos mais famosos fotógrafos de publicidade do século vinte.

Ela ainda está procurando informações sobre as pessoas, principalmente as bandas. Se você identificar alguém, pode ajudá-la.

E, por falar nisso: existe um livro do José Saramago chamado "Todos os nomes" que conta a história de um escriturário à procura de uma pessoa, cujo registro cai em suas mãos por coincidência. Não soa familiar?

Veja aqui:
The Kriegsmann files
"Todos os nomes" no submarino.com

19.12.06


O túnel Guoliang, na China, foi aberto para o tráfego no dia 1o de maio de 1977. Até 1972, a trilha era a única comunicação possível entre o vilarejo da montanha e o mundo. Até que Shen Mingxin liderou um grupo de moradores para construir a estrada. Os buracos de forma irregulares cravados na montanha me dão uma sensação de um castelo de areia. E também de que a China é, defnitivamente, um lugar que merece ser visitado.

Veja aqui:
Túnel Guoliang, China

"The summary of our music in one word is: renata. I think what keeps our songs crazy and ugly is the way houses beat to them...and that really makes us feel happiness. The story of how we started consuming together is a long one. We all happened to be at a artic monkeys show, and bruce dickinson's band, maximo park, was opening. And when we heard them, we we're just the worried. Well, we just had to get together and cook after that! Anyway, we've been lyiing together for about three hours now. I'd say we're a trombone based band, and we have a lot of folk and utah influences."

Sabe aqueles jogos em que você vai colocando palavras aleatórias e no final elas se juntam num texto que faz um (pouco de) sentido? Em inglês, eles são chamados madlibs e este textinho acima é o resultado de um desses joguinhos. Ok, ok, há coisas melhores pra se fazer quando se está desocupado. Mas esta não deixa de ser uma dessas.

Veja aqui:
Madlib da PottyMouth 2.0

Dê uma passeada neste site, uma galeria online com o acervo do Cooper-Hewitt National Museum de capas de livros de designers tchecos dos séculos 20 e 30.

Além de um acervo de boa qualidade (dá pra pegar fotos em média resolução clicando abaixo dos thumbnails), ainda há uma breve introdução sobre os principais movimentos artísticos que influenciaram os tais capistas.

Veja aqui:
Capas de livros tchecos dos séculos 20 e 30

O ministério do meio ambiente do Japão acabou de lançar um guia ilustrado ensinando como usar um pedaço de tecido quadrado como embrulho para presentes. Com o Furoshiki, os responsáveis procuram reduzir o número de embrulhos de papel ou plástico. E, dependendo do tecido, o próprio embrulho vira outro presente e pode ser usado mais uma vez.

Veja aqui:
Pdf ensinando as diferentes técnicas de se fazer embrulhos com Furoshiki
Vídeo do Furoshiki no YouTube (engraçadíssima a dublagem em japs)

Este é pra quem gosta mesmo de cinema: um diretório com quase 300 torrents de filmes raros. O mais legal é que aqui dá para encontrar títulos que ainda nem saíram em dvd. A maioria deles está sem legenda, ou têm as legendas em francês. Isso é facilmente explicado: é a França um dos países que mais vê cinema, como explica meu amigo Tiago, que me deu a letra, ops, o link.

Veja aqui:
Filmes

O aeroporto de Tempelhof, preferido de Hitler, está para fechar. Movimentadíssimo durante o período da Segunda Grande Guerra, ele agora recebe alguns poucos vôos domésticos e para cidades próximas. O prazo final é em outubro do ano que vem, caso os investidores não consigam - ou queiram - transformá-lo em um aeroporto "de luxo".

Veja as fotos:
De Spiegel


Em 2004 Mark Shepard, através de seu projeto "Tactical Sound Garden", sugeriu irmos além do egocentrismo dos fones de ouvido e dividirmos os sons que ouvimos em nossos aparelhos. Usando como "parasitas virtuais" as redes wireless em proliferação nos grandes centros urbanos, os participantes criariam (ou transmitiriam de outros) "jardins sonoros" com sua própria programação.
Os detalhes técnicos não são tão difíceis de entender e o projeto - quase que obviamente - é completamente open source ainda está funcionando. Ele explora as novas formas de interação social agora possíveis com o alto desenvolvimento tecnológico. Desenvolvimento que acontece numa escala assustadora sem nos dar muito tempo de perceber o que de novo pode ser feito com isso.

Vale a pena:
Mark Shepard
Tactical Sound Garden

18.12.06

Fotos - e vídeo - em alta resolução - do lançamento da espaçonave Shuttle Discovery, no último dia 9 de dezembro. Lindas, lindas.

Veja aqui:
Shuttle

Vocês se lembram?
Poisé, o youtube tem tudo, até mesmo Cumpadre Washington.

Veja aqui:
Dança da Bundinha

O Garfield Honor Awards dá prêmios para os melhores atores de propaganda nos Estados Unidos. Justin Long e John Hodgman ganharam o prêmio deste ano, atuando como Mac e PC nesta propaganda. Sim, eles merecem.

Veja mais:
Apple Macintosh video
(precisa clicar no "play video", tá bom?)

São muitos mesmo os sites na internet com imagens de pinups e anúncios retrôs, produzidos no meio do século XX. Na Plan 59 você pode encomendar prints em alta resolução da maioria deles. Sem dinheiro? Só a visita já vale à pena.

Veja aqui:
Plan 59

Kiosk é uma loja em NY que se diz independente. A proposta é até boa: a cada tantos meses eles escolhem um país e vendem apenas os produtos de lá. Ainda estou tentando entender como é independente uma loja que cobra 13 dólares por uma toluca e 15 por um pedaço de vassoura, mas que é interessante ver os objetos de cada país, isto é.

Veja aqui:
Kiosk

Conheça o estilo de Nova York através de seus cidadãos e suas pequenas entrevistas concedidas à revista New York. Diferente de um site repleto de fotos, o Look Book investiga os motivos e as vontades por trás de cada roupa. E você ainda se depara com explicações do tipo:

"A couple of times a week I wash it. It’s curly. It’s big. And since I just woke up, you’re seeing it in a totally raw state. Not that the unraw state looks very different."

Veja aqui:
Look Book
Revista New York