9.2.07

Este poderia só interessar a nós designers, mas no fundo, no fundo, vale pra todo mundo: em vários sites de classificados pelo mundo (o craiglist é o mais famoso deles, e não demora muito para aparecer no Brasil, aposto), vira e mexe aparecem alguns anúncios oferecendo a "jovens artistas", estudantes de design ou quem quer que seja, a "oportunidade" de ter seu trabalho publicado. Cruamente significa que os caras trabalham de graça e ainda devem sentir que isto é um favor.

Como resposta, sites como o No!Spec e associações como a AGDA (de designers australianos) estão publicando seu manifesto, tentando, com ele, fazer com que esta prática - conhecida como "free-pitching" em inglês - seja contida. O raciocínio deste documento é o seguinte: nos EUA há duas vezes mais cirurgiões que ilustradores profissionais, 11 vezes mais mecânicos e 70 vezes mais pessoas trabalhando no campo de TI. Se você não chega para um mecânico e lhe propõe que conserte seu carro de graça para que as pessoas na rua vejam como arrumou o motor direitinho, qual o sentido de se fazer isso com um designer, ilustrador etc?

Vale ler o texto todo. Aqui no Brasil vira e mexe isto ocorre - ô, se ocorre - e eu já vi muita gente oferecer pouco dinheiro com a desculpa das milhares de pessoas que vão poder ver o tal trabalho. Fora os tais dos concursos fajutos. Mas enfim. Melhor vocês lerem - se não o texto todo, pelo menos o pedacinho que está aqui.

"So to artists/designers/illustrators looking for work, do everyone a favor, ESPECIALLY yourselves, and avoid people who do not intend to pay you. Whether they are “spec” gigs, or just some guy who wants a free mural on his living room walls. They need you. You do NOT need them. And for those who are looking for someone to do work for free… please wake up and join the real world. The only thing you’re accomplishing is to insult those with the skills you need. Get a clue."

Mas leia o(s) texto(s) todo(s):
HeavyBackpack - What value do you put on your work and yourself?
No!Spec
AGDA - The free pitching bogey returns
Craiglist


Um comentário:

LadyShampoo disse...

Everybody who agrees, raise your hand!
o/